§2175 – “O Domingo distingue-se
expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e
cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude,
na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o
repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o
mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma
forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)”.
Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).
A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos
documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia:
“Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus
levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8).
Santo Inácio de Antioquia (†107), mártir
no Coliseu de Roma, bispo, dizia: “Aqueles que viviam segundo a ordem
antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando
o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada,
por Ele e por sua morte” (Carta aos Magnésios. 9,1).
“Devido à Tradição Apostólica que tem origem no próprio dia da
ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo
dia, no dia chamado com razão o dia do Senhor ou Domingo” (SC 106). O
dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da
semana”, memorial do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que
Cristo, depois do seu “repouso” do grande Sábado, inaugura o dia “que o
Senhor fez”, o “dia que não conhece ocaso”. (Cat. §1166)
São Justino (†165), mártir, escreveu:
“Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado
dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria
das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso
Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67).
São Jerônimo (†420), disse: “O dia do
Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por
isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor
subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol,
também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do
mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação.”
(CCL, 78,550,52)
Desta forma a Sagrada Escritura e a
Sagrada Tradição da Apostólica nos mostram porque desde a Ressurreição
do Senhor a Igreja guarda o Domingo como o Dia do Senhor.
Prof. Felipe Aquino
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